Aplicação: Compostagem

Compostagem: é a arte de transformar o lixo em adubo orgânico

PRODUTO: ENZILIMP IN

Biorremediador, a base de microorganismos não patogênicos (bacilos Subitilis e Licheniformes), capazes de acelera a compostagem, amenizando o mau cheiro e dando como resultado final adubo orgânico.

Biotecnologia

A opção por priorizar reduções globais dos níveis de lixo orgânico requer permanente busca de alternativas biotecnológicas, para que sejam aperfeiçoadas as técnicas mais adequadas ao tratamento de resíduos orgânicos, conduzindo, portanto, a uma elevação do grau de recuperação de materiais e sua reintrodução no processo produtivo como adubos.

AGRICULTURA ORGANICA

O artigo 1º, parágrafo 2º da Lei 10.831, que dispõe sobre a agricultura orgânica (BRASIL. Presidência da República, 2003), estabelece que Agricultura orgânica compreende todos os sistemas agrícolas que promovem a produção sustentável de alimentos, fibras e outros produtos não alimentos (cosméticos, óleos essenciais, etc.) de modo ambiental, social e economicamente responsável. Tem por objetivo maior otimizar a qualidade em todos os aspectos da agricultura, do ambiente e da sua interação com a humanidade por meio do respeito à capacidade natural das plantas, animais e ambientes.

Definição e Benefícios 

A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, como palhada e estrume, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microorganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.
Por essa razão uma leira de composto não é apenas um monte de lixo orgânico empilhado ou acondicionado em um compartimento. É um modo de fornecer as condições adequadas aos microorganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.

Existem alguns materiais que não devem ser usados na compostagem, que são:

Madeira tratada com pesticidas contra cupins ou envernizadas, Madeiras que produzem resinas.

Vidro, metal, óleo, tinta, couro, plástico e papel, que além de não serem facilmente degradados pelos microorganismos, podem ser transformados através da reciclagem industrial ou serem reaproveitados em peças de artesanato.

Fornecemos Serviços de Assessoria Técnica para montagens de Compostagens de frangos e vísceras, incubatorios, suínos, resíduos de podas de arvores, peixes e vísceras, vegetais, restos de alimentos ETC.

Exemplares de Pilhas e Composteiras

compostagem1

Pilha de Frutas, podas e legumes 

compostagem5

Compostagem de Peixes

compostagem4

Compostagem de frangos

compostagem3

 

Romae